sábado, 14 de dezembro de 2013

Dicas de como escolher e comprar um bom cavalo

O mercado de compra e venda de equinos encontra-se aquecido, em virtude do aumento do interesse por cavalos e esportes relacionados e esse tipo de animal.
O momento da escolha para a compra deixa muitas dúvidas naqueles que se candidatam a “novos donos de equinos”.
Há sempre um risco para quem deseja adquirir algo do qual não se tem muito conhecimento, em qualquer situação, principalmente quando se trata da compra de um animal de alto valor, como é o caso de se possuir um cavalo.
Há que se ter consciência exata do grau de conhecimento sobre raças e tipos de cavalos para que não se engane e não se arrependa mais tarde.
O melhor caminho é procurar ajuda de pessoas especializadas, que conheçam a fundo sobre equinos e que inspirem confiança, na hora de se fazer o negócio.
Levando-se em conta os aspectos práticos, o cavaleiro ou amazona deve atentar para alguns detalhes que poderão definir a escolha do animal, como a análise das necessidades e a finalidade a que se destina o animal, além das características e o estado do cavalo.
É necessário que o comprador defina bem seus objetivos, ao adquirir um cavalo. Dessa forma o animal será escolhido de acordo com as intenções do seu futuro dono.
Tração, montaria (tipo de montaria), prática de cavalgadas, saltos, corrida de velocidade, jogo de Pólo etc; são algumas modalidades a que são destinados os cavalos. O porte físico do animal deverá, igualmente, ser escolhido de acordo com o tipo físico do seu dono, este é um fator também importante. Um animal de grande porte, por exemplo, não seria adequado para a prática de equitação para uma criança ou adolescente de baixa estatura.
Um médico veterinário, especialista em equinos, deve ser consultado para que avalie o estado físico do animal, através de um exame clínico, para que não ocorram surpresas desagradáveis, posteriormente.
Além dos aspectos relacionados às possíveis doenças, o profissional deverá avaliar as funções reprodutiva do animal.
Outro importante aspecto é a avaliação do comportamento do animal, se é dócil ou agressivo, os problemas de aprumos e consequências no andar, além das características próprias da raça do animal escolhido.
Uma vez observados todos esses aspectos, é possível que se faça uma boa aquisição.